sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Batman Arkham City - Review de Batman Arkham City parte 2

Batmam Arkham

Review de Batman Arkham City parte 2.
Jogo: Batman Arkham City

Desenvolvedor: Rocksteady Studios

Editora: Warner Bros Interactive Entertainment

Disponível em: PlayStation 3 e Xbox 360 (Avaliado em Playstation 3)

Confira a primeira parte --> Review de Batman Arkham City

GRÁFICOS:

Se no alto de uma das gárgulas que vigiam a cidade, ou se esgueirando através dos níveis subterrâneos repletos de vilania, a Rocksteady se supera quando se trata do visual de Arkham City. A escala é grande e a visão ampla, mas a equipe nunca se esquece de maximizar cada linha de visão, dando sempre ao jogador algo para se olhar.

Mas não é a vista deslumbrante que é a jóia gráfica de Batman Arkham City. É de perto, a maldição de gráficos de videogame, que realmente estrela aqui. Longe dos olhos mortos e texturas flat que temos vindo a esperar, aqui você pode ver o Coringa fazendo sua dança louca, como Batman podemos ver sua cara feia sob a borracha preta de seu famoso capuz. Esta execução de shots próximos e distante deixa os diretores cutscene criar uma qualidade cinética, o mergulho da câmera, e sai com a velocidade e a precisão de um combo da Mulher-gato.

Apesar de o visual ser instantaneamente familiar, Arkham City parece uma melhoria acentuada ao longo do seu antecessor, em quase todos os sentidos. Tudo que você lembrar esta lá: Batman com o traje desintegrando, o teflon suave da animação de um combo, piadas internas e referências que cobrem tudo. No entanto, há muito mais. Cada grande vilão tem uma gangue dele ou dela, ou vestido com reverência servil de seu mestre.

Os capangas com o rosto pintado de Coringa, enquanto seguidores do desfigurado Dent e seguidores do Pinguin vestidos com capus, e também Gotham ao horizonte. Eles tramsformam a cidade, sutilmente misturando todos os distritos até que você esteja cercado pelos neons brilhantemente coloridos do covil do Coringa, das obras de aço ou da imponente arquitetura em torno do lounge iceberg do Pinguin.

Além da grande procura, os designers e artistas da Rocksteady tem pensado muito sobre as características mais controversas do jogo original o Detective Mode. Não é segredo que, em matéria de Arkham Asylum, houve pouca desvantagem em jogar quase todo o jogo no modo detetive. No entanto, ele fez minar todo o trabalho duro dos artistas em colocar texturas, como tudo ficou coberto em um wireframe tingido de azul.

O modo detetive retorna em Batman Arkham City, mas com restrições. Navegando na cidade é duro, então Batman é vem com uma bússola e barra de navegação no topo da tela, menos no modo detetive, quando ativado a barra desaparece. Este mecanismo simples mantém o jogador fora do Detective Mode que atravesa os ambientes, premiando os artistas de textura para seu trabalho duro e deixando o jogador desfrutar ainda mais do espetáculo visual.

SOM:

Mais denso que água de banho de mercúrio, o áudio de Batman Arkham City é como uma âncora que mantém você profundamente imerso. As gangues conversam entre si, os presos políticos se escondem em becos e lamentam a sua situação e a galeria de vilões é viva e interage permanentemente com o jogador.

A textura do mundo, a mega prisão de Strange se alastrando no coração de Gotham, torna-se tão denso e cheio que, a qualquer momento, se sente como se você pode agarrá-lo pelos cabelos e esfregar seu rosto nele.


Som surround é incrivelmente preciso, em grande parte da mesma forma que o visual, o áudio é melhor quando os personagens estão na tela, os atores de voz brilhantes fazendo o seu trabalho. Hamill retorna e parece ter absolutamente pregado a sua vez como o Coringa, o ringmaster perturbado de seu próprio circo violento.

Kevin Conway como Batman é pardo, com raiva e intenso, e Nolan North, a voz sob o videogame, um  favorito, continua como um camaleão, desta vez como o  pinguim.

Os vocais são tão bons quanto o visual, que é o maior elogio que pode ser oferecido.

Jogabilidade:

Aqui é onde Rocksteady tem feito a maioria das mudanças. Estruturalmente, Batman Arkham Asylum foi puro Metroid, um caminho linear que Batman tinha o dobro de volta sobre si mesmo e abertura de novas áreas, como ele acumula novas ferramentas. Batman Arkham City, à primeira vista, é uma estrutura de mundo aberto.

A cidade exterior, desde o primeiro minuto do jogo, está disponível para Batman e  o jogador explorar. Um pouco é uma miragem, no entanto, como os esconderijos dos antagonistas estão escondidos atrás de barreiras que precisam de certas ferramentas para abrir. Isto significa que a linha principal da história é quase inteiramente uma experiência linear, em desacordo com o convite de mundo aberto que parece oferecer.

Essa opção muda o ritmo do jogo, de jogador para jogador, isso vai mudar a forma como eles vêem a franquia. Batman  Arkham Asylum foi apertado e linear, o Coringa sempre em cima de você e sempre te empurrando para a frente. Troféus do Charada eram mais fáceis de coletar, apenas uma função de usar a ferramenta certa, quando se tornou disponível, e todo o jogo fluiu rápido e fluente, como um rio novo no topo de uma montanha, arrastando o leitor através do conto.


Batman Arkham City parece um rio mais abaixo, mais lento, mais sinuoso, com mais tempo para parar e apreciar a paisagem. Não pior, mas não necessariamente melhor, e certamente muito diferente. Às vezes, ao recolher um dos 400 troféus do Charada, espalhados pela paisagem, pode se sentir como se a história tenha ficado em segundo plano e a batalha de Batman é apenas contra o Charada, mas as tensões da missão principal ficam entre a busca de itens escondidos; itens ocultos que estão longe de ser opcional.

Há uma enorme quantidade de possibilidades para se subir de nível e atualizar o Batman, apesar de ele carregandar a maioria de seus movimentos de Arkham Asylum para este novo título. Nivelamento, até a coleta de troféus exige um elevado, com pontos de experiência enorme para a conclusão de um dos desafios do Charada, e jogadores que querem ter acesso a cada habilidade irão se encontrar vagando fora do caminho principal mais de uma vez na busca de mais pontos de experiência.

Essas habilidades extras trazem um outro aspecto no novo jogo, um sistema de controle cada vez mais complexo, que depois de algumas horas de atualização começa a atingir níveis de destreza como Metal Gear Solid para dominar completamente. É um trade off fascinante. A Rocksteady, tão determinada a jogar fora o livro de regras sobre o que deve ser uma sequencia, se esquivou do cliché de remover traços de um personagem que aprendeu no jogo anterior.

Faz Batman, de um minuto, uma potência absoluta, capaz de punir os inimigos com uma série desconcertante de truques. O combate fluindo, o parceiro perfeito para um dos premier de artes marciais e o brilhante exemplo de sistema de jogo, casaram perfeitamente ao personagem do jogo, retorna com força total e o jogador nunca se sentiu mais como Batman.

Ou seja, até que um batarang equivocadamente fogo em combate, em vez de explosivos, ou ativar o movimento errado, porque a capacidade que eles estavam procurando estava perdido sob uma pilha de outras técnicas semelhantes acessado através de movimentos similar do polegar. No momento em que passa, o combo termina, e a imersão do jogo é quebrado, porém fugaz, de modo que apenas não foi o caso no primeiro jogo.

O movimento ao redor da cidade raramente sofre deste problema. Ele leva alguns segundos para dominar os movimentos básicos que permitem deslizar Batman para atravessar enormes extensões de Arkham City em segundos, tornando-o muito mais ágil do que o Batman do primeiro jogo. Os controles são simples, mas, como as seções de tutorial de vôo são show, há uma profundidade e sutileza que faz dominar todos os movimentos de Batman, é complicado.

Coringa batman arkham city

O Batman não é o único que têm aprendido algumas habilidades novas, até mesmo correr os capangas aprenderam alguns truques novos. Óculos de visão de calor e mochilas interferência de rádio são apenas alguns dos novos movimentos que as gangues têm para mantê-lo trabalhando duro.

Eles são muito bem desenhados, os óculos de proteção de calor que mantêm Batman fora dos caibros e forçá-lo a mover-se furtivamente ao nível do solo perigoso, realmente misturar as coisas e forçar jogadores a usar uma variedade de estratégias para limpar uma sala.

Embora seja direito de louvar a Rocksteady para tentar enfeitar como tendências possíveis, não é tão fácil dizer que, inequivocamente, este é um jogo melhor. Há certamente mais o que fazer, muito mais, mas a natureza um pouco aleatória dos enigmas do Charada e um par de side quests significa mais, não significa necessariamente melhor.

LONGEVIDADE:

Se não foi mencionado antes, então vale a pena repetir. Batman Arkham City é repleto de conteúdo. Embora, e isso já foi dito antes, bem como, Rocksteady não têm medo de enfeitar a tendência e a longevidade, em Batman Arkham City não terá multiplayer, este é um jogo orientado pela história, que enfoca ação e furtividade para conduzir o jogador para a próxima sala.

Charadas do Charada, side quests, salas de desafio, itens desbloqueáveis; juntando cada peça do quebra-cabeça,  Batman vai levar um tempo muito longo. Arkham City é um lugar visualmente interessante, isto é especialmente verdadeiro porque a maioria das side quests, são nada mais do que orientação, em muitos casos estão muito bem adaptadas como atividades condizentes com o Batman.

Continuar aqui seria estragar muito a surpresa que Arkham City tem para oferecer, mas, desculpe dizer, há uma abundância de horas para ser gasto contornando os telhados e analisando as cenas de crime, se o jogador só quer andar pela cidade.

Nem todos os quebra-cabeças e missões são o mesmo padrão, no entanto. Troféus do Charada são muitas vezes escondidos por puzzles de pad de pressão que dificilmente são condizentes com o talento do Morcego e servem apenas para retardar e distrair o que é mais interessante.

Apesar de um pouco de desorganização, a quantidade de amor de fan service e a riqueza de conteúdo facilmente supera qualquer imprudente, o suficiente para perguntar por que o jogo não tem multiplayer. Os fãs do Batman estarão caçando em Arkham City por um tempo muito longo.

VEREDITO:

Assim a moeda finalmente caiu, e o que foi aprendido sobre Batman Arkham City?

A Rocksteady poliu os aspectos técnicos do jogo até que eles brilhasem, como o Bat-Sinal, com áudio e gráficos de qualidade impressionante.

Quando eles não podiam polir eles mudaram. Eles empurraram os limites e contrariou tendências e criou um Batman maior, mais ousado. É totalmente louvável.

Mas o mundo não é preto e branco, mas nem sempre é melhor e nem toda mudança pode trazer um benefício. A Rocksteady fez a coisa certa, desafiando-se e ao jogador, pedindo-lhes para abraçar algo novo. Mas eles alteraram a estrutura fundamental do jogo, deixaram a fórmula de sucesso para trás, e tudo parece diferente.

Arkham City é um jogo, impressionante ambicioso, aquele que realmente faz jus ao Batman e a franquia, mas para alguns jogadores a partida do estilo do primeiro jogo, tenso, linear será demais para suportar. Para outros, a liberdade de ser o Batman é tudo o que sempre pediu. De qualquer maneira, o jogo é uma realização muito alta.
Score batman arkham city

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